Orientações para deixar suas frutas e verduras mais seguras

Confira os cuidados para lavar alimentos e reduza consumo de impurezas e agrotóxicos.

por Clínica Nutricional Mirella Monteiro (12/09/2017)

 

Ao chegar em casa com sua compra de frutas e verduras, coloque tudo na geladeira por 2 horas. Isso porque, na temperatura ambiente o alimento tende a absorver a água da lavagem, já que o líquido está na mesma temperatura. Trata-se de um fenômeno físico chamado “Uptake” e isso acaba levando o veneno que estava na superfície ou casca para o interior do vegetal. Somente depois dessas duas horas na geladeira, você deve fazer a lavagem em água corrente e tirar cascas e folhas externas.

1) Para matar possíveis patógenos (larvas e bactérias):

Deixe as folhas e as verduras e frutas que serão ingeridas com casca (maçã, pera, ameixa, tomate, berinjela e etc.) de molho em água com hipoclorito. O hipoclorito pode ser encontrado em qualquer supermercado ou hortifrúti, à base de hipoclorito, cloreto de sódio e água (a embalagem de 60ml custa cerca de R$9,00 e pode ser usada inclusive para higienizar a água). Para garantir a correta higienização, siga as instruções do fabricante em relação ao preparo da solução e ao tempo que os alimentos devem ficar de molho – normalmente 10 minutos antes do consumo. É uma boa opção de uso, sendo eficaz por matar as larvas e bactérias. Quando as folhas estiverem secas, guardar em recipiente com tampa, e levar à geladeira. Tomates e batatas devem ficar fora da geladeira, para degradação dos pesticidas.

2) Para eliminar agrotóxicos:

Comprar na farmácia – tintura de iodo a 2%. Usar 5 ml para cada litro de água, por 1 hora. Tampar (se não o iodo oxida). Joga a água fora e lava de novo. Está pronto para uso.

Segundo a legislação, agrotóxicos são produtos e agentes de processos físicos, químicos ou biológicos, utilizados nos setores de produção, armazenamento e beneficiamento de produtos agrícolas, pastagens, proteção de florestas, nativas ou plantadas, e de outros ecossistemas e de ambientes urbanos, hídricos e industriais.

*Outra dica: Na hora de comprar, evite alimento fora do tamanho padrão. Essa é uma indicação básica de que foi utilizado agrotóxico ou fertilizante na produção.

Para outras dicas e também para saber mais sobre os últimos números divulgados pela Anvisa e pelo Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos, clique aqui.

Este programa existe desde 2011 e avalia os níveis de resíduos de agrotóxicos nos alimentos in natura.