Mitos e verdades sobre as dietas detox

Dieta da moda, os produtos “detox” têm gerado muitas dúvidas nos pacientes. Veja algumas delas:

por Clínica Nutricional Mirella Monteiro (12/09/2017)

 

O que mais tenho ouvido falar nos últimos tempos quando o assunto é “dieta” é a palavra detox. Vejo que as pessoas têm muitas dúvidas e conceitos errados sobre o assunto. Para explicar os perigos e benefícios desse estilo de alimentação, eu convidei a nutricionista Mirella Monteiro para esclarecer de uma vez por todas todas as questões sobre o detox.

O que é detox?
A desintoxicação é o processo de eliminação das toxinas do nosso organismo. Todo corpo precisa metabolizar e depois expelir as toxinas que são ingeridas e/ou produzidas durante seu funcionamento. O principal órgão responsável pela metabolização é o fígado. Já os que eliminam são: os rins por meio da urina, a pele por meio do suor, o pulmão pela respiração e o intestino pelas fezes. O intestino, quando sua flora está saudável, também ajuda a bloquear, sobremaneira, a absorção de mais toxinas pelo corpo.

Como é feita essa desintoxicação?
O nosso corpo se desintoxica diariamente. O problema atual é que não fomos concebidos para receber tantas toxinas endógenas (produzidas pelo próprio corpo) e exógenas (vindas do meio ambiente), a exemplo dos agrotóxicos, BPA, metais tóxicos e poluição. Este contexto dificulta o trabalho natural de desintoxicação. Assim, surgem métodos externos positivos para ajudar.

Quais são esses métodos?
Nutrientes como o magnésio, presente nos alimentos verdes, fazem parte de coenzimas que auxiliam o corpo a eliminar. Alimentos com ação desintoxicante mais acentuada são: brócolis, couve, repolho, mostarda, nabo, rabanete, agrião, rúcula, limão, alho, espinafre, cebola roxa, maçã, kiwi, acelga, gengibre e algas.

Quem deve fazer detox?
Pessoas que não se alimentam bem, que tiveram períodos de intoxicação e doentes. Podemos citar, para ajudar a explicar, dois casos. No primeiro, uma pessoa que não dispõe de salada crua no almoço pode compensar tomando um suco preparado com couve, limão e maçã no café da manhã e uma sopa de verduras no jantar. No segundo, uma pessoa que viaja no final de semana e exagera no consumo de bebidas alcoólicas, carnes vermelhas e frituras, deve fazer um detox para ajudar o corpo a eliminar esses excessos.

Quem não precisa de fazer detox?
Pessoas que se alimentam bem, usam alimentos orgânicos, não ingerem bebidas alcoólicas e não fumam. Enfim, pessoas que mantêm bons hábitos de vida.

Existem muitas dietas detox prontas circulando por aí , na internet e revistas. Pode seguir sem medo?
É necessário bastante cautela, não deixa de ser um risco para saúde fazer uma dieta sem o acompanhamento de um profissional. Não se pode seguir esse modelo pronto por períodos de tempo maiores que um ou dois dias, afinal não é um plano alimentar específico e personalizado para você. Sem falar que, quando se faz uma consulta, as variações de cardápio são elaboradas de acordo com o perfil da pessoa e, após essa avaliação, é que será feita a escolha de qual tipo de detox se encaixa melhor para aquela situação.

Isso serve também para o consumo do suco verde?
Os sucos verdes podem ser feitos logo pela manhã, antes mesmo do café, sem trazer riscos à saúde.

E quando o objetivo é o emagrecimento?
Não adianta fazer dieta detox achando que vai emagrecer. Não funciona assim. Primeiro, porque não é algo que se consiga manter por muito tempo, devido às restrições. A dieta detox pode ser usada como uma das tantas estratégias para ajudar no processo de emagrecimento. Porém, deve ser feita quando necessário e não habitualmente. Dietas podem ocasionar desnutrição, gerando malefícios a saúde. Por isso, é fundamental o acompanhamento de um profissional.

Entenda, o que emagrece de verdade são mudanças de hábitos. Bem, o mais importante de qualquer plano alimentar é manter uma alimentação saudável e equilibrada. Somente a dieta detox não irá contribuir para a perda de peso. É fundamental que a “dieta” seja balanceada, rica em vitaminas e minerais.

 

Texto retirado do portal de notícias Metrópoles, por Sabrina Mundim
Link: http://www.metropoles.com/colunas-blogs/na-medida/mitos-e-verdades-sobre-as-dietas-detox